Pra que(m) serve a nossa matemática?

#quartaaula 
Aula 3 - Pra que(m) serve a Matemática? 

Acredito que todo mundo algum dia já se perguntou para que servia alguma disciplina na escola, fosse de humanas, fosse de exatas, já que nosso paradigma darwiniano justifica muito bem a biologia (sqn).  
Muitos alunos se perguntam cotidianamente para que serve a matemática fora da vida de alguém que vá estudar exatas ou engenharia. Ouvi, em meu curso inteiro de Ciências Sociais, colegas que afirmavam terem escolhido o curso não por motivações intelectuais ou ideológicas e, sim, por não ter matemática. Qual não foi a sua surpresa em se deparar com a aula de estatística no terceiro ano! 
Essa aula, porém, é para cutucar os amantes dos números e eu sugiro um resumo antes de tudo: 



Antes de continuarmos, acredito que a sabedoria popular da internet, também chamada de meme, pode nos ajudar com essa rixa eterna entre as ciencias humanas e exatas: 



Imagem retirada do perfil de MeridaDisponivel em: https://aminoapps.com/c/leitores-br/page/blog/kkkkk-dialetica-renal/xpVK_rL3s2upazMxqE2e4GJ26xWvWE4mb5 


Profs, cutucadas a parte, o que penso para uma aula é algo mais palpavel. Já que a Matemática é algo que, apesar de sabermos estar no nosso dia-a-dia em operações mais simples, parece não recorrermos a ela para coisas mais complexas. Então como podemos reinserir esse pensamento lógico matemático dentro daquilo que faz sentido pros alunos? 
O que pensei que pode ser tratado é uma aula rapida de juros simples e compostos. E isso nos baseando em coisas que podem e vao impactar os alunos diretamente: empréstimos e investimentos! 
Então, podemos trazer para eles coisas do dia-a-dia dos pais/adultos a sua volta e que são coisas que eles vão precisar saber para se desenvolverem mais pra frente. Seus alunos sabem  o que é cheque especial? Sabe quanto custa estar no vermelho a sério? Sabem se dá pra não entrar no vermelho e porquê se entra? Nossos alunos falam de enem e fies, mas eles sabem quanto custa um fies? Como é o modelo de financiamento que existe? São perguntas que precisam ser feitas aos nossos jovens para evitarmos problemas para nossa nação. O presidente do Banco Central foi entrevistado pela maravilhosa Natalia Arcuri e eles tem projetos de começar uma educação financeira, pois ela é extremamente necessária. E por que não aliar essa educação financeira as aulas da nossa escola? Porque não dar uma aula de eventual, de substituição ou temática dentro desse viés a fim de ajudar a todos?  
Link da entrevista curtinha: https://www.youtube.com/watch?v=LI4ZUxDNvk0[Não vou colocar o video aqui pq eu to correndo e não tenho tempo de formatar isso agora não. Quem sabe eu aprendo e volto depois?] 


Perguntas básicas do seu PLANO DE AULA:

Tema da aula: juros simples e compostos e as formulas tudo! Por favor, fazer musiquinhas de formula sem ofender generos, minorias e etc. Lembrem-se que as musicas podem ser refeitas! Não sabe outra musiquinha? Pede ajuda pros alunos que sempre tem o povo que batuca e manja de ritmo e faz uma pra vc! 

Objetivo da aula: Aprender como funcionam juros associados a nossas vivências cotidianas com eles. 

Avaliação: veja se eles tao entendo as coisas hehehehehe exercícios, gincana, quis, jogos entre equipes, inventa um jogo da vida, vale tudo, digo, qualquer coisa, não bote seus alunos pra brigar 
Pesquisa pra casa: Conversar com a família sobre finanças da casa, saber quanto se ganha e se gasta em contas essenciais da vida. Isso quase não é feito e não vem naturalmente. Alguém pensa em fazer faculdade, como se organizar pra isso? Vai ser particular? Tá pensando no FIES, vai ler e traz pra turma! 

Foi corrido? Foi. Foi rápido? Foi. Foi bonito? Não. To correndo pra arrumar a documentação pra entrar pra dar aula no estado com geraldinhoTo.   
Beijo pra voces e boa aula!  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação Especial e Sociologia

Cadernos de Viagem - Travel Notebooks ou Como eu começo a me organizar para uma viagem