Educação Especial e Sociologia

Olá, pessoinhas!

Pra quem tá sem tempo:
Atividade um: Fabula Os dois touros e as rãs - relação com as ideias de Karl Marx.
Atividade dois: Fábula O morcego e as duas doninhas - relação com o conceito de Ação Racional com Relação ao Fim de Max Weber
           PDF da Atividade 2 - Avaliação Mensal Adaptada de Sociologia 
obs: As fabulas não estão no link acima, apenas as perguntas da avaliação. Porém, várias de suas versões podem ser encontradas na internet :] No meu caso, tirei xerox da versão que eu já tinha em casa.

Pra quem quer ler uns blablabla:
Deixei de postar? Deixei. Por bons motivos? Sim. Eu estou trabalhando pro Geraldinho, ou como categoria O no estado de São Paulo.
O que eu me deparei em uma de minhas escolas onde tenho turmas minhas de Primeiro Ano de Ensino Médio foram alunos especiais. Em uma escola que tenho 5 turmas, 3 delas tem alunos de Educação Especial. Na licenciatura, por melhor que fosse a UNESP lindinha do coração, nossos professores nem mencionam como trabalhar o aluno especial em sala.
A maioria das pessoas não aceita a sua presença na sala de aula e eu sei de diversos professores que se irritam com a inclusão dessas pessoas e que não preparam as atividades diferenciadas e acha que não é problema deles. Eu sou do tipo que: se está na minha sala É problema MEU! E ponto. Não vai adiantar voce tratar mal um aluno porque voce não foi treinado.
Não sei quando foi aprovada a legislação em que inclui esses alunos na sala, mas a questão é que eles tem todo o direito de estar lá e de conviver com os demais alunos de educação regular e de ter serem estimulados intelectualmente e avaliados dentro de suas capacidades.
Foi dificil? Foi. Eu não sabia lidar? não sabia. Porém, minha PC (Coordenadora) é um anjo e faz nossos ATPC servirem para coisas. Então, esse ano tivemos vários ATPC que se relacionaram a esse tema e a como trabalhar os alunos, um deles com a PCNP (Pessoal que cuida da educação especial) da nossa DE. Foram fixadas e mandadas listas com nomes e turmas em que esses alunos estão. E é cobrado dos professores que façamos o Anexo 3 - que é a adaptação de curriculum para eles.
Noooossa, mas é muita coisa pra exigir do professor e bla bla bla
Miges, 2000 reais vc consegue no telemarketing, não quer trabalhar com educação e ter trabalho com a educação pra fazer um país melhor, tem diversas opções mais rentaveis.
Amarguras a parte.. Isso tudo me fez pensar como fazer. E nao foi facil nem bom no primeiro bimestre, mas como eu os via toda semana e uma aluna especifica pede as atividades diferenciadas eu comecei a conversar com outros professores e vi que alguns professores mais antigos já sabiam como lidar. Então fui me adaptando e me melhorando e vendo como adaptar atividades.
O que eu vim compartilhar é uma coisa que eu não procurei ainda no Google por falta de tempo. Eu acabava só lembrando de fazer algo pros alunos especiais quando já tava muito em cima da hora. Isso é uma realidade. Tentar fazer atividades diferenciadas pras salas já é um desafio e incluir nisto os alunos especiais é um desafio maior ainda. Acredito qeu devam ter atividades mil por aí, mas vim compartilhar duas que eu fiz e que surtiram resultados e estão de acordo com a disciplina de Sociologia, o que parece muito dificil.

Como faço para adaptar meu curriculum?
Primeiro eu penso no curriculum regular. Eu penso na apostila do estado, no que eu sei que o os alunos precisam saber sobre o tema (pq pra mim, Sociologia é ciência e vai ser passada como ciência e não como bagunça, doutrinação, aula de jornal ou de opinião de senso comum) baseado nos temas da disciplina, nos autores principais, no ENEM etc, no que é interessante pros alunos pensando em sua idade e na aplicabilidade daquele tema na vida de quem está na aula. Eu gosto de trabalhar com temas pq deixa mais fácil. Então, temas gerais que permeiam aulas e bimestre.
Segundo, eu penso a partir do tema como seria interessante e importante para o aluno de Educação Especial.

Ficou muito teórico?
Exemplo que usei esse bimestre. Como já terminei a apostila do primeiro semestre, no primeiro bimestre, estou revisitando a apostila e seus temas. Isso permite explorar melhor os temas e com coisas mais legais e adicionais coisas importantes. Estamos trabalhando os três autores principais da sociologia, Durkheim, Marx e Weber. Sem eles, não tem como ter sociologia, apesar da apostila do estado citar os três em apenas um parenteses na situação 3. O que um aluno de Educação Especial faz com teorias de análise sociológica? Os meus alunos, no caso, a partir de  suas deficiências e deficits intelectuais, não iriam aproveitar isto pra nada. Então, o meu foco com eles, e também com os alunos regulares, é a noção de Pontos de Vista.

Ou seja, eu peguei o tema principal do bimestre que tem na apostila mais as habilidades e a proposta curricular do estado:
Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade
Iniciar a construção de um olhar sociológico sobre a realidade
Compreender o que faz um sociólogo
Produzir uma reflexão sobre o processo de socialização
Compreender as dinâmicas de interação e relações sociais
Desenvolver a sensibilidade sociológica para observar as relações sociais entre os indivíduos
( São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Paulo Miceli . – 1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2011. 152 p. Disponivel em:http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/236.pdf)

E eu pensei o que seria mais adequado a estes alunos. E pelo que pude perceber dentro do meu tema o que pode ser adaptado é a noção de Pontos de Vista. Pois, os diferentes autores tem cada um a sua analise sobre a situação social. Os diferentes discursos na sociedade também trazem esta necessidade de discussão. O que foi trabalhado sobre senso comum e pensamento científico no primeiro bimestre também. Assim, eu estipulei este tema central e a partir disto pode-se adaptar as atividades.
Lembrando que adaptar as atividades não é o mesmo que adaptar a aula toda, pois nossas aulas tem que contemplar todos os alunos. O que é possivel de ser feito com a educação especial é dar exemplos que todos compreendam ou conversar individualmente em momentos que os alunos estejam fazendo atividades.

O que eu usei como recurso didático veio de uma dica da professora de portugues. Ela identificou que uma aluna que é mais relutante em fazer atividades se desenvolve melhor ao trabalhar com fábulas e eu fui ler um livro de La Fontaine para ter ideias. O que eu consegui fazer de inicio foi identificar uma fabula que parecia com o que um dos autores falava, Marx no caso, e fiz algumas questões em cima de interpretação de pontos de vista. Para a avaliação, eu dei um upgrade e consegui identificar uma fabula que se assemelhava a um conceito de Max Weber e alem de pedir os pontos de vista, coloquei uma questão que citava tal conceito explicado de forma mais simples e adaptada e pedi uma relação entre ambos.

Metodologia de aplicação da atividade: Enquanto os alunos regulares fazem a atividade, eu sento com o aluno de educação especial e explico a atividade e peço que ele busque realizar, vejo suas dúvidas iniciais e explico. Dou uma volta na sala com os alunos regulares e suas duvidas. E volto para ver a atividade do aluno de educação especial. Esta avaliação especifica, eu fiz a leitura da fabula com os alunos e já fui explicando palavras difíceis e pedindo que explicassem o que compreendiam em cada paragrafo.

Um dos alunos já fez essa atividade e achou difícil. Porém, ele foi capaz de realizá-la. O que vou buscar é levar fabulas de linguagem mais simplificada, pois a edição de livro que estou usando traz palavras mais rebuscadas. Os alunos levaram duas aulas de 50 min para concluir essa atividade já que alem de realizarem, conversavam com os demais, uma foi ao banheiro, buscavam saber o que os outros alunos da sala estavam fazendo (avaliação), e conversavam comigo suas dúvidas. Um dos alunos possui deficiência motora e isto tambem deixa a realização da atividade mais lenta.
Essa atividade de Weber foi apresentada a minha PCNP quando ela visitou a escola e ela disse que está de acordo com o que meus alunos precisam. Os três alunos que tiveram essa aula tem deficiencia intelectual leve ou moderada.

Isso ajudou? Deu uma luz? As atividades acima foram aplicadas em sua sala?
Espero que sim, pois é bastante difícil encontrar o como fazer e como lidar com estes alunos e eu estou aprendendo na hora, com apoio sempre e buscando sempre, mas na hora de lidar com eles é que podemos ver o que surte efeitos e o que não surte.

Boa aula!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pra que(m) serve a nossa matemática?

Cadernos de Viagem - Travel Notebooks ou Como eu começo a me organizar para uma viagem